Com a chegada do tempo quente, vem a vontade de estar ao ar livre e usufruir do jardim, da piscina ou do barbecue. Mas muitas vezes falta espaço para acondicionar toda a logística e mobiliário que precisamos de ter no exterior.
Veja aqui 5 dicas de arrumação para tornar práticos os seus espaços, sem perder uma hora de sol ou um minuto de conforto.
1. Arrume as ideias:
Antes de escolher e comprar o mobiliário decorativo ou de arrumação para o exterior, meça as áreas e pense no ambiente que pretende criar. Os móveis devem ser práticos e adequados à utilização que dá ao espaço, mas também elegantes e harmoniosos, pois adornam uma área importante da casa: o espaço de lazer onde recebe os convidados e passa tempo de qualidade com a família. Por outro lado, é importante que sejam resistentes, pois tanto a chuva como o sol ou o vento causam sérios danos aos materiais que não sejam concebidos para exposição prolongada aos elementos.
2. Vá para fora, arrume cá dentro:
Se não tem espaço suficiente ou quer evitar a exposição ao sol e à humidade, pode optar por arrumar tudo em caixas organizadoras para interior. Assim, mantém a arrumação e é-lhe mais fácil levar o que quer para o jardim.
3. Saia do armário com estilo:
Em madeira, metal, resina, vime ou sintéticos, os armários para exterior são sempre uma excelente aquisição. Permitem-lhe ter à mão aquilo de que necessita, mas que nem sempre quer ter exposto, para evitar que se estrague ou suje. Almofadas, mantas, camas de rede, chapéus de sol, bolas, brinquedos, cabem num armário ergonómico que combina com o jardim e lhe deixa tudo ao alcance.
4. Arca-banco (de Noé):
São dos artigos mais práticos e elegantes, além de otimizarem a gestão do espaço. Usufrui do conforto de um banco e ainda pode guardar nele o que quer ter mais à mão, sem ter de andar a encher armários dentro de casa com coisas que terá sempre de carregar para o exterior. Feitos em materiais igualmente diversos, com cores, formatos e tamanhos para todos os gostos, as arcas-banco para exterior podem ser robustas sem deixarem de ser leves, possibilitando-lhe mudá-las de local sempre que pretender.
5. Desdobre-se em conforto, usando metade do espaço:
Se a área é reduzida, precisa de versatilidade. Prefira mesas e cadeiras desdobráveis a mobiliário que não seja flexível. Além de conseguir dar várias disposições e ambientes ao mesmo espaço, vai também poder cobrir mais facilmente esses materiais e resguardá-los das agressões climatéricas.
Com uma decoração prática, confortável e elegante, o seu espaço exterior vai ser o mais procurado deste verão!