Seja qual for a produção, há vários cuidados imprescindíveis para manter o solo saudável e fértil. Conheça-os neste artigo.
1. Altas rotações
O gado pasta devagar, devagarinho, mas o terreno aprecia uma rotação de culturas para se regenerar, dar mais e melhor. Além de poupar em recursos, ganha em qualidade.
2. Sistema de vigilância
Mantenha o solo debaixo de olho. Nunca se sabe quando é que uma praga aparece ou o solo precisa de uma correção de pH, de nutrientes, de humidade ou fertilizante. Se fizer uma vigilância apertada, nada escapará ao seu controlo.
3. Abram alas!
Os corredores ecológicos são cruciais para a fertilidade e estabilidade do solo. São faixas de vegetação que permitem a ligação entre habitats dispersos, que além de atraírem polinizadores e predadores de pragas, aumentando assim a biodiversidade, ajudam a reduzir a erosão, fixando a terra e melhorando a qualidade da água subterrânea.
4. É tudo ao natural...
Compostagem, restos de culturas, estrume e adubos orgânicos. Repetimos a receita porque sabemos que é a que a Mãe Natureza aprova. Uma adubação orgânica promove a biodiversidade, enriquece a terra de forma sustentável e poupa-lhe alguns gastos com químicos dos quais os solos se tornam, a longo prazo, dependentes.
5. Nos solos como nos bolos, escolha os que têm cobertura
A palha (a de Abrantes e não só) e os restos de culturas são ótimos para cobrir o solo e funcionar como capas contra o vento, a chuva e o sol, amenizando as temperaturas do solo ao longo do ano, conservando a estabilidade e a humidade e dificultando a vida às plantas invasoras.
6. Não semente que é feio
Só é feio se mexer muito a terra. Aí sim, pode não ser bonito de se ver. Um solo muito revolvido fica mais exposto à erosão e perde parte da biodiversidade de micro-organismos fundamentais ao seu equilíbrio. Em vez de maquinaria e ferramentas de lavoura, experimente fazer sementeira direta, ou seja, semeie à superfície. Poupa recursos e promove um solo de verdade, rico e saudável.
7. Eu cá rego, tu cá regas, todos cá regam
Para não «meter água», conjugue o verbo regar com sistemas de irrigação eficientes. A rega de precisão, bem monitorizada e feita nas horas mais frescas mantém a hidratação constante, evita secas e desperdícios e aumenta a produtividade.
Kit Rega gota-a-gota com Programador
Siga estas dicas e comprove: solo saudável é um consolo!