Como proteger a horta do calor intenso
Jardim

14 Julho 2023

Como proteger a horta do calor intenso

Como proteger a horta do calor intenso

A chuva é escassa, o calor cada vez mais forte. As temperaturas extremas, que os próximos meses prometem, podem causar stress térmico às plantas e potenciar as pragas. Este é, sem dúvida, o cocktail que não vai querer que as suas plantas provem no verão. Proteja a horta, mantendo-a hidratada e nutrida, sem desperdiçar a tão preciosa água.

1. Dê-lhe «uma gotinha de água», dessa que nem se ouve correr: porque a rega é imprescindível, mas a água também, opte por um sistema mais sustentável para o ambiente e rentável para a carteira: a rega gota a gota hidrata lentamente, para maior aproveitamento e desperdício nulo. Pode optar por mangueiras com este sistema.

Kit de rega gota-a-gota c/programador

2. Se vai regar? vá pela sombra: regar de manhã ou ao fim da tarde garante uma absorção mais eficiente, pois havendo menos calor nestes horários, haverá menor evaporação. O problema é muitas vezes não estar na horta nestes períodos, não é? A solução é simples e casa o útil com o agradável ? use um programador de torneiras para ter o descanso que o verão pede e dar de beber à horta, sempre à hora certa. Estes aparelhos são fáceis de instalar e regular, podendo programá-los para regar à noite e ser ainda mais produtiva a rega.

Programador de rega Flexicontrol

Programador de rega Easycontrol

3. Carregue na rega: as plantas que tenha em vasos ou canteiros devem ser regadas diariamente, pois estão mais constrangidas. As que estão no solo precisam de rega uma ou duas vezes por semana, caso tenha o sistema de gota a gota que lhe garante perdas mínimas. No entanto, se os dias estão mais quentes ou ventosos, regue sempre que note o solo seco, visto que o aumento da porosidade só traz desvantagens.

4. Combate climático? É tempo de vestir o camuflado! Se põe o carro à sombra, por que não fazê-lo com a horta? O motivo é o mesmo, evitar a exposição excessiva ao sol e até à chuva, geada ou granizo, que cada vez têm tempos mais incertos para nos atacarem. Saiba quais as redes sombreadoras ou telas que melhor se adaptam ao terreno e verá a temperatura do solo baixar drasticamente.

5. Cultive uma horta que «é cá da terra»: pesquise que plantas se dão bem com a sua zona, priorizando espécies robustas e resistentes à seca. Ao plantar, enriqueça o solo com fertilizantes e composto, para que tenha ainda mais defesas contra o tempo árido. Use palha ou folhas secas para cobrir a base das plantas, mantendo a terra fresca e nutrida, pela decomposição natural que assim se promove.

A NOSSA SELECÇÃO DE ADUBOS E FERTILIZANTES

Com 5 simples ações, fortalece solo e plantas? e ainda poupa água!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.