Galinhas - Cuidados a ter durante o outono/inverno
Pecuária

31 Março 2023

Galinhas - Cuidados a ter durante o outono/inverno

Galinhas - Cuidados a ter durante o outono/inverno

A tendência da temperatura é subir de ano para ano, mas os últimos invernos têm mostrado que a falta de chuva traz dias gelados e rigorosos. Para manter as galinhas quentes e sãs, siga estes 10 conselhos práticos:

  1. Seja «mãe-galinha»: Vigie as aves com frequência. Olhos límpidos e vivos, postura direita e movimento regular são sinais de bem-estar. Olhos baços, má postura, letargia ou cristas arroxeadas significam que algo está mal e deve tomar medidas rapidamente. Nesta altura do ano, são várias as doenças que podem mais facilmente contagiar as aves.
  2. Temos pena, mas não somos patos: Para evitar que se molhem ou fiquem expostas ao vento, o galinheiro deve ser feito com materiais impermeáveis e resistentes.
  3. «Fuga das Galinhas»?Não entre nesse filme. Verifique se os ventos fortes e as chuvas não provocam brechas na estrutura. Além de oferecerem entrada a visitas indesejadas e saída às moradoras mais curiosas, deixam entrar vento frio e humidade no galinheiro.
  4. Cacarejar: Pode parecer contraditório, mas a ventilação controlada é fundamental para prevenir doenças, como já referimos no artigo sobre cuidados a ter com ovelhas nesta época do ano. Mantenha o galinheiro arejado, bastando para isso ter uma pequena porta ou janela de rede.
  5. Para melhor chocar, é preciso dar à luz: Assegure-se de que determinada área, a que funciona como «parque», tem boa iluminação natural, mesmo no inverno, pois é fundamental para que ponham ovos.
  6. Em palhas deitadas, em palhas estendidas: Isola, impermeabiliza e aquece o ambiente ao decompor-se. Forrar o chão com palha é fácil e eficaz. Em alternativa, pode usar lascas de madeira, mas nunca o feno, mais propício a sujidade e bactérias. Limpe semanalmente o recinto, renovando a forragem e reforçando a espessura, se as temperaturas baixarem.
  7. Monte um solário: Instalar lâmpadas de aquecimento pode ajudar na postura e na manutenção da temperatura corporal.
  8. Traz água no bico: Mude a água regularmente, para evitar que congele.
  9. Grão a grão? e proteína no papo: Reforçar a alimentação com proteínas (leguminosas, arroz, massa) ou adicionar suplementos à ração, para fortalecer as defesas.
  10. Muitos dias a libertar frangos: Solte as galinhas diariamente e procure ter uma zona seca onde possam tomar os chamados banhos de poeira, essenciais para elas e um dos seus instintos mais básicos.

Assim, será fácil manter a ordem no galinheiro e evitar os casos mais? Bicudos!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.