Qual a importância dos minerais na dieta dos bovinos?
Pecuária

22 Janeiro 2024

Qual a importância dos minerais na dieta dos bovinos?

Qual a importância dos minerais na dieta dos bovinos?

As alterações climáticas, o abandono dos campos e a própria geografia são alguns dos desafios que a pecuária enfrenta. Para manter o gado saudável, assegurar a sua reprodução e entregar ao consumidor um produto fiável e de qualidade, é fundamental vigiar a dieta dos animais e não descurar a influência positiva que os minerais têm. Neste artigo, encontra a resposta a esta e outras questões.


1. O que comem os bovinos?


Em Portugal, a dieta passa maioritariamente pelo consumo de forragens. Além das gramíneas que o gado consome na pastagem, escolhendo a erva fresca, também o feno (erva seca), a palha e a silagem de milho, entre diversos tipos de silagem, são constituintes da sua alimentação em estábulo. Ainda assim, é quase sempre necessária a inclusão de ração no regime alimentar destes animais, para assegurar a ingestão de nutrientes necessários. De igual modo, a introdução de suplementos minerais ajuda a colmatar a falta de minerais que possa existir, resultante dos fatores que acima referimos.



2. De que minerais precisam?


Os minerais dividem-se em macro e micro, sendo que os macro representam cerca de 1% da dieta e os micro ainda menos que isso. Ainda que pareça indiferente, não o é: o fornecimento de cálcio, fósforo, magnésio, sódio (macros), cobre e zinco (micros), são essenciais, pois os animais não os acumulam e têm, portanto, de ser repostos diariamente.


3. Onde encontram esses minerais?


As forragens têm grande parte dos minerais necessários, mas são os suplementos minerais, adequados a diversos tipos de gado, que complementam as carências e equilibram a dieta, de acordo com as necessidades dos animais e dos produtores, garantindo a continuidade dos processos.



4. E que importância têm, afinal, os minerais?


Tal como na saúde e no bem-estar humano, a ingestão correta de minerais, sem excessos nem carências, tem múltiplos benefícios para os bovinos:

a) reforça as defesas

b) promove a saúde geral do animal

c) contribui para o crescimento ósseo e muscular

d) aumenta a eficiência alimentar

e) melhora a qualidade da carcaça

f) beneficia o processo de reprodução


Neste caso, pode dizer-se que todos os minerais são «preciosos». Na quantidade adequada, constituem um complemento indispensável à dieta dos bovinos e a quem deles cuida e depende, trazendo benefícios à saúde dos animais, mas também à logística e à rentabilidade, pilares de uma indústria pecuária bem-sucedida.

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.