Benefícios da alimentação natural para animais de companhia
Animais de Companhia

01 Abril 2024

Benefícios da alimentação natural para animais de companhia

Benefícios da alimentação natural para animais de companhia


Não, não estamos a falar de restos. Em alternativa às rações convencionais, a alimentação menos aditivada ou processada tem múltiplos benefícios para os animais de companhia. Conheça-a neste artigo e como a implementar sem riscos.




Originalmente, cães e gatos eram omnívoros, portanto não é de estranhar que apreciem, tanto quanto nós, alimentos frescos, nutritivos e saudáveis. Sem os cereais granulados, que podem causar-lhes dificuldades digestivas, as rações naturais são diversificadas e estimulantes, promovendo a saúde, o bem-estar e a longevidade.


alternativas para carnívoros: frango, pato, peru, codorniz, cordeiro, borrego, porco, vaca, coelho, veado, javali, cavala, sardinha, óleo de peixe…


E opções vegetarianas, excelentes para a nutrição e higiene dentária: abóbora, beterraba, beringela, cenoura, banana, melão, melancia, maçã ou pêssego (sempre sem sementes ou caroços).


Para animais com diabetes, falta de vista ou má digestão, a batata-doce é um ótimo ingrediente a incluir no menu.


Antes de experimentar, consulte um especialista, higienize bem os alimentos e selecione os ossos, para evitar subnutrições, infeções ou ferimentos.




Comida caseira vs Comida comercial


Uma é mais fresca e económica, mas dá trabalho. A outra, prática e equilibrada, é mais cara. Os formatos são diversos, adaptados ao estômago dos animais e às carteiras e tempo dos donos. Vejamos em detalhe…


Caseira: ingredientes escolhidos por si, frescos, sem qualquer confeção ou cozinhados. No caso, há que saber a origem dos alimentos e se são os adequados.


Comercial: 1) desidratada (snacks) – doses embaladas, mais cómodas, pois basta adicionar-lhes água, porém não são refeições frescas; 2) cozinhada/refrigerada – neste caso, os alimentos já são sujeitos a um processamento, ainda que ligeiro; 3) crua – a dieta BARF (Biologically Appropriate Raw Food) é antiga e muitos defendem-na como sendo a mais saudável. Remete para a alimentação de acordo com a natureza selvagem, sendo produzida por empresas especializadas que utilizam carne, órgãos, ossos e cartilagens, vegetais e ovos crus nas suas receitas, para garantir o sabor e a nutrição desejáveis. Esta comida é congelada ou liofilizada e pode consumir-se de forma cómoda e segura, desde que seja previamente analisada por um veterinário, pois cada animal tem as suas necessidades.


8 benefícios da alimentação natural


• Facilita a digestão;
• Melhora a pele e o pelo;
• Aumenta a hidratação;
• Reforça a massa muscular;
• Aumenta a energia;
• Reforça o sistema imunitário.


Experimente e comprove: ter um animal mais saudável e feliz é possível… naturalmente!



Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.