5 práticas sustentáveis na Agricultura Urbana
Agricultura

10 Abril 2024

5 práticas sustentáveis na Agricultura Urbana

5 práticas sustentáveis na Agricultura Urbana


Sejam hortas comunitárias ou pequenos cultivos em telhados, terraços, varandas e quintais, a agricultura nos centros urbanos tem trazido vários benefícios. Boas práticas que pode conhecer melhor neste artigo!


1. Cidade sem (s)obras? Que paraíso!


Combater o desperdício alimentar, ao plantar aquilo que consumiremos, permite-nos comprar e desperdiçar muito menos. Se a isto somarmos a compostagem, não só reduzimos os resíduos como ainda fertilizamos a horta!


2. Leve 3, pague 1: no plantar é que está o ganho


Ter os alimentos à mão de semear (e colher!) não tem preço, mas garante-lhe uma poupança a triplicar, sem precisar de cartões, talões nem promoções. Poupa na carteira, porque o produto é seu; poupa no tempo que não gasta a ir às compras e, por conseguinte, poupa o ambiente, porque está a produzir alimentos de forma sustentável e a reduzir as emissões de carbono.



 

3. Agricultura em formato T0


As hortas verticais são exemplo perfeito da versatilidade que esta modalidade de cultivo traz. Usando técnicas como a hidroponia, pode cultivar com maior eficiência e produtividade, sem precisar sequer de um terreno.



Conjunto de floreiras vertical



4. Mude de ares... fique na cidade


As plantas, além da beleza e tranquilidade que transmitem, absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio, renovando e melhorando a qualidade do ar. Fazem o mesmo com a água, combatendo assim as alterações climáticas e a poluição. Se usar as caleiras ou pequenos depósitos para armazenar água, torna ainda mais eficiente a sua produção.






5. Urbanização da bicharada


Com as verduras e as flores, já se sabe, vêm os insetos, as aves e demais companhias indispensáveis ao equilíbrio ambiental. Tudo isto contribui para o equilíbrio dos ecossistemas e para a melhoria da qualidade de vida neste grande condomínio que é o nosso planeta.


6. Ponhas os (re)polhos nesta cidade!

Verdura é formosura, nunca ouviu dizer? Uma cidade com hortas e quintais floridos e viçosos é, tendencialmente, um lugar com melhor qualidade de vida, menos stress e muito mais encanto! Nas cidades onde estes projetos estão implementados (e já são muitas, em Portugal), verifica-se que além de alimentar os habitantes e lhes proporcionar momentos pedagógicos, ainda se revela um ótimo lugar para passar um fim de tarde ou dar um passeio. Experimente, é terapêutico!





Se julgava que este era mais um mito urbano, desengane-se: agricultura urbana é sinónimo de eficiência, sustentabilidade e futuro!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.