Não é só o Ano Novo que se quer próspero. Venha frio, gelo, neve ou chuva, caiam raios e trovões, há por aí plantas valentes que são verdadeiros presentes de Natal: desembrulham-se a olhos vistos e aquecem-nos o coração e a alma. Neste artigo, faça connosco a contagem (de)crescente!
10… Bem-vindos ao Jardim do Éden
Não é preciso ter Costela de Adão (ou Monstera deliciosa, para os amigos) para entrar, mas um Amor-perfeito é o sonho de qualquer Eva. De cores e formas tão cativantes, pecado é não os ter no jardim.
9… Votos de Ano Novo: enterrar uma fortuna no quintal
Tenha muita ou pouca fé nos dotes de jardinagem, pode apostar uns euros nos preciosos Crisântemos. «Flores do ouro», segundo os gregos, são espécies orientais que, além de bela companhia invernosa, simbolizam felicidade. Há lá melhor desejo para 2025?
8… Convidou as Prímulas para a Passagem de Ano?
Esqueceu-se? Ainda vai a tempo. Elas não se chateiam, ficam bem em qualquer cantinho (ou canteiro) e dão logo outra vida à festa.
7…. Há lugar para todos, seja hippie, seja abeto
Porque nem tudo é flor que se cheire, por que não plantar um Abeto azul no jardim e vê-lo crescer com as crianças?
6… C’amélia pode contar, que ela não falha
Tem aspeto delicado, mas a sua flor vermelha, rosa ou branca resiste a geadas e até a neve, sendo perfeita para ambientes exteriores.
5… O tio Rododendro é que sebe
Quem quer aliar o paisagismo à privacidade, sabe que pode contar com a envergadura deste arbusto florido para cumprir a missão e criar um muro natural.
4…. Imite os pastores: siga a Estrelícia
As Estrelícias gigantes são cada vez mais procuradas, tanto pela beleza e porte, como pela resiliência a climas mais extremos.
3… Música ambiente? Nada melhor que Jazzmim
Flor carregada de simbolismo, o Jasmim tem o odor e a forma delicada que transmitem tranquilidade e requinte a qualquer espaço.
2… Roupa interior azul… ou Azálea?
Diz-se que o azul traz tranquilidade, mas… porquê uma cor, quando pode ter o arco-íris? Ao escolher a Azálea, verifique se é de folha caduca ou perene, para não ficar «despido» em pleno inverno, que isso certamente não o deixará mais tranquilo…
1… 2024? Já Hera
A temperatura baixa, os dias encurtam, mas a Hera trepa destemida, envolvendo tudo num abraço de pura natureza.
Decore o jardim, quintal ou varanda com estas beldades e reescreva o adágio: «ano novo, muita vida nova!»