Preparar a vinha para o Outono
Agricultura

07 Agosto 2025

Preparar a vinha para o Outono

Preparar a vinha para o Outono


O verão está em plena força, mas é tempo de começar os preparativos para o outono. Na Agriloja, encontra ferramentas e adubos ideais para todas as manutenções indispensáveis. Mãos à obra!



1. Aceite umas luvas, nós não dizemos a ninguém


Ainda há muito quem goste de meter as mãos na terra, mas quando se usa produtos tóxicos e materiais cortantes, não é vergonha nem crime nenhum aceitar um belo par de luvas para fazer o trabalho bem feito. Para um serviço completo, seguro e eficiente, precisará de: tesouras ou serras de poda, manuais ou elétricas, serrote com ou sem extensor, motosserra e aparador.



2. Mais vale um mão inchada do que uma enchada na mão


Quem cultiva, sabe que não é bem assim. Para boas colheitas, há que fazer boas limpezas. Eliminar pedras, ervas daninhas e restos de culturas requer esforço. Contudo, enxada, ancinho, foice ou roçadora dão bem conta do recado. Além disto, mobilizar as terras após a vindima, com meios manuais ou moto enxada, por exemplo, é conveniente para mobilizar os solos. Entre outubro e novembro, esta manutenção permitirá arejar o solo, que assim absorverá melhor a água das chuvas.
Quanto aos calos, nada que luvas e creme não resolvam!



3. Se o lixo transtorna... transforma!Mais vale um mão inchada do que uma enchada na mão


No quintal nada se perde, tudo se transforma. Os ramos que resultam da poda ou da apara são boa lenha para a lareira ou barbecue, e os resíduos verdes e castanhos são excelentes para a compostagem. Para evitar acidentes ou multas com queimadas e não ficar com montes de matéria combustível acumulada, pode reuni-los com a sopradora, desfazê-los no triturador, o que acelera o processo de decomposição, e deixá-los no compostor, tendo adubo orgânico disponível mais cedo.




Compostor 380L ARTPLAST



4. Nunca se engana, raramente tem dúvidas…, mas pode usar um corretor


Aplicar adubos e corretores, de preferência orgânicos, nutre e compensa o que esteja em falta no solo. Cálcio, magnésio, azoto, ferro ou potássio, entre outros, têm de ser repostos para garantir a frutificação e crescimento saudável das plantas. Conte connosco para o ajudarmos a encontrar o tipo de adubo e corretor mais indicado para as plantas e solos que cultiva.



5. Temos a calda entornada


Com recurso a pulverizador, máscara e luvas, recomenda-se a aplicação de calda à base de sulfato de cobre, como a Bordalesa ou a calda cúprica, em variedades sensíveis a doenças. Faça-o em dias menos soalheiros, sem vento e em horas mais frescas, aplicando uniformemente.



6. Vindimou? Então já adi-vinha o que tem de fazer


Poda: seja de manutenção ou rejuvenescimento, a poda moderada e certeira é essencial para controlar o crescimento de qualquer árvore e prepará-la para a próxima estação.


Empa: com recurso a atilhos ou grampos, deve dobrar e atar as varas da videira a tutores, usando protetores de tutores, se necessário, para manter a verticalidade da planta e assim fazer chegar a seiva a todos os ramos.


Desponta, desfolha e monda de cachos são operações que visam controlar o crescimento e a qualidade dos cachos.


Tratamentos fitossanitários: As caldas cúpricas e óleos parafínicos ajudam a controlar doenças e pragas que podem comprometer toda a produção.



De tesouras em riste e adubos bem nutridos, venha o outono que estamos prevenidos!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.