É possível ter uma iluminação exterior bonita e impactante que também seja económica e resistente. Basta seguir… a luz!
1. Dar à luz não custa (quase) nada
Isto, claro, se optar por lâmpadas LED. Mais económicas, duradouras e versáteis, fazem de qualquer recanto escuro um farol de bom gosto. Além do jardim, com luminária LED também vai gostar mais de ver a conta da eletricidade.
2. Seja estrela-guia do seu bairro
Para conduzir amigos e família em segurança até à mesa da ceia, certifique-se de que a iluminação é própria para o exterior e que os cabos não ficam no caminho nem são trilhados por portas ou janelas, pois tal poderá provocar choques ou incêndio.
3. Até nas palhas deitado.
As lâmpadas LED e extensões elétricas de exterior estão isoladas para resistir à humidade e impacto. Produzem muito menos calor que as convencionais, pelo que até no presépio ficam bem. Ainda assim, se a instalação for complexa, peça a ajuda de um profissional.
4. Sensor, o verdadeiro génio da lâmpada
Se a tia-avó gritar «Ai, Jesus, que se apaga a luz!», diga-lhe que não se apoquente: são os sensores a fazer magia. Com sensores de movimento ou temporizadores, consegue poupar e ter o jardim dos seus desejos, sem ter de esfregar uma lâmpada que seja.
5. Se é Natal, tome lá e embrulhe!
Depois da época, é importante guardar bem as luzes, secas e limpas, retirando as pilhas, se for o caso, e encaixotando tudo num local sem humidade, até ao próximo Natal. Porque nada é mais sustentável que reutilizar!
6. Sozinho em Casa?
Nem pensar! Abra o jardim às renas, estacione o trenó na garagem e, se os bonecos de neve não se mexerem, peça ajuda aos duendes com os presentes. Não são nenhuns anjos, mas o Pai Natal dá-lhes 5 estrelas! Sim, estas são apenas algumas das boas companhias que pode ter a brilhar no seu jardim, contudo, o limite é a imaginação (e a área do jardim, convenhamos).
7. Vai ser um Natal eletrizante!
Decore árvores, arbustos, telhados, portas ou janelas com cordões de luz e pisca-piscas; dê novo brilho às fachadas e fontes/estátuas/pérgulas/canteiros com projetores; e crie trilhos no jardim com luzes solares que dispensam eletricidade, são económicas e seguras.
Se precisa de ideias iluminadas para ter um Natal brilhante, não fique à espera de um milagre, venha à Agriloja!







