No artigo sobre os melhores brinquedos interativos para cães, já havíamos mencionado a importância de ter sempre à mão um snack. Para recompensar um bom comportamento, premiar a aprendizagem ou dar um reforço nutritivo, as opções são muitas e eles não são esquisitos. Ainda assim, convém saber o que lhes está a dar. Distinga os principais tipos de snacks e dê ao seu cão uma nutrição equilibrada.
Ossos duros de roer
É o mais tradicional, mas há boas razões para isso: os cães são descendentes de lobos, portanto carnívoros natos. Roer ossos está-lhes nos genes. Além disto, fazê-lo prolongadamente é relaxante, pois liberta endorfinas, e é uma ótima fonte de cálcio e nutrientes que não só fortalece a dentição e a mastigação, como previne o tártaro e a placa bacteriana, combatendo o mau hálito.
Todavia, não deve dar qualquer osso ao patudo. Ossos cozinhados, sobretudo de aves, podem quebrar facilmente e provocar lesões internas. Selecione ossos naturais crus ou de plástico mastigável, seguros e resistentes.
(A)Tiras, ou tenho de ir buscar?
Os instintos de caçador e roedor precisam de estímulo frequente. Se não quer perder mais pantufas nem trocar de sofá ano sim? ano sim, as tiras e sticks são snacks dentários perfeitos para essas finalidades. Enquanto brincam, estará a zelar pelo bem-estar oral deles, pois tal como os ossos, promovem a salivação e fazem uma higienização eficaz, libertando restos de comida dos dentes e prevenindo infeções. A diferença é a enorme variedade de sabores, texturas e tamanhos, que lhes permitem um ajuste perfeito à idade e porte do animal.
Está na hora de molhar o biscoito
Há de carne, de peixe e até mistos. Há hipoalergénicos, para os mais sensíveis a alergias, e há os relaxantes, para momentos de ansiedade (tempestades, fogo de artifício, viagens?). Há os macios e os duros, os ancestrais carnívoros e os inovadores com algas. Para cada cão há o biscoito ideal, mas ideal mesmo é ter variedade, para enriquecer a dieta e deixar o canídeo a dar à cauda sempre que lhe oferecer um mimo. Além de nutritivos, estes petiscos reforçam os laços entre tutor e animal.
Biscoitos cão adulto hypoallergenic | Biscoitos p/cachorro | Biscoitos para cão - senior +7 |
Dê snacks com toda a naturalidade
Constituídos por carne e não por granulados, os snacks naturais são mais facilmente digeríveis. Sem açúcares nem químicos, petiscos como orelhas e patas de certos animais são mais indicados não só para o estômago, mas também para os dentes, promovendo o bem-estar e a poupança em veterinário.
Os nutrientes e antioxidantes presentes são excelente fonte de energia, e a variedade de produtos permite que o patudo não se farte e tenha uma alimentação equilibrada, além de funcionar perfeitamente como recompensa.
Lembre-se de que os snacks devem constituir apenas 10% da alimentação, e as guloseimas em excesso são tão nocivas para cães como para nós. Se o cão for mais sensível, escolha snacks que reforcem as defesas e fortaleçam as articulações, o crescimento e o sistema imunitário, controlem o peso e cuidem do pelo e da pele. Bons petiscos!