10 problemas comuns em piscinas e como resolvê-los
Jardim

08 Maio 2024

10 problemas comuns em piscinas e como resolvê-los

10 problemas comuns em piscinas e como resolvê-los


Estar «de molho» é relaxante… até surgir um problema. Nesse caso, não faça ondas: leia o nosso artigo e mergulhe na solução!


1. Perdas de água: além da evaporação, pode haver perdas nas tubagens ou na estrutura. Assinale o nível com adesivo ou marcador: se estiver a perder perto de 5cm por semana, a bomba trabalhar continuamente ou surgirem manchas em redor da piscina, tem uma rutura. A maioria resolve-se com massa própria, silicone ou mistura de gesso. Em casos mais recorrentes, como fugas no skimmer, pode ser necessário remover o gesso e aplicar selante.


2. Revestimento vítreo descolado: os azulejos descolam-se com o passar dos anos. Com betume para juntas e cimento cola, é possível reparar os ladrilhos sem esvaziar a piscina.





3. Fissuras na estrutura: também nestes casos o betume e cimento são úteis, mas aconselha-se uma intervenção especializada, visto que as fissuras podem comprometer a estabilidade da piscina e a área circundante.


4. Bomba: quando exposta ao calor, pode entrar em sobreaquecimento. Deverá instalá-la num local arejado e seco, à sombra e acessível. Para fugas, a substituição da tampa do pré-filtro ou do selo mecânico podem bastar, mas uma avaliação técnica detetará a fuga e evitará danos maiores.





5. Filtros: a acumulação de folhas ou impurezas compromete a sua eficácia. Limpe-os, reponha a areia filtrante e substitua-os regularmente.


6. Manchas: os detritos que caem na água contribuem para manchar as paredes. Poderá aplicar uma cobertura, mas também preveni-las usando regularmente o camaroeiro e o aspirador.


7. Algas: ajuste os níveis de cloro e ph, escove a piscina e deixe atuar por 24h, antes de voltar a ligar o filtro. Se a piscina for de fibra/ vinil, recomenda-se o uso de um algicida.


8. Gordura: os protetores solares ou o mau funcionamento do skimmer podem originá-la, mas basta aplicar um eliminador de oleosidade e regular o aparelho.





9. Desequilíbrio químico: níveis incorretos podem causar irritação na pele e nos olhos, problemas respiratórios e até infeções nos ouvidos. Se a cor ou textura da água se alterou, use um kit de limpeza para analisar e ajustar níveis através, por exemplo, de cloro granulado ou incrementador de alcalinidade.


10. Cheiro a cloro: regule o ph entre 7 e 7,6, aplique cloro e desinfete o filtro, aplicando floculante. Em alternativa, poderá usar oxigénio ativo, que mantém a água límpida e inodora.



VEJA A NOSSA GAMA DE TRATAMENTOS E MANUTENçÃO DE PISCINAS



Cloro ou Sal: qual o «tempero» certo?


O cheiro ou a irritação que o cloro provoca incomodam-no ou ativam uma pele atópica? Quer uma piscina mais ecológica? O tratamento com sal pode ser a solução: embora tenha custos iniciais mais elevados, requer menos manutenção e químicos, sendo mais económico e saudável. O sal pode desgastar mais rapidamente o metal, chão e mobiliário envolventes, pelo que exige limpezas mais regulares, mas o seu corpo e o ambiente agradecem o esforço!




Sal Marinho para Piscinas 25Kg

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.