Se o verão lhe traz passeios e brincadeiras ao ar livre, praia e piscina até anoitecer e o bronze com que sonhou o ano inteiro, a Agriloja dá-lhe tudo o que precisa para manter longe de perigo os animais de estimação. Confira as melhores dicas para enfrentar o calor que veio para ficar e desfrute na melhor companhia!
1. É hora de trabalhar para o bronze... ador
Os animais também podem (e devem!) usar protetor solar, havendo produtos específicos para eles.
2. Vão passear? Hidratar é o caminho
Tenha água fresca e limpa numa tigela ou bebedouro sempre à mão. Beber água frequentemente ajuda a regular a temperatura corporal. E se gosta da sua bebida on the rocks, peça uma pedra de gelo a mais, que ele agradece.
3. No estilo, ninguém vos «faz sombra»
Logo, é bom que a façam vocês. Em passeio ou em repouso, para evitar golpes de calor e choques térmicos, evite horas de maior exposição solar e procure zonas arborizadas, onde a sombra é abundante e a temperatura mais amena. O asfalto a escaldar pode provocar queimaduras, pelo que o uso de tapetes refrescantes é uma forma prática e eficiente de prevenir lesões.
4. Ponha-os de molho
Banhos mais regulares, com água morna, refrescam o animal e afastam os parasitas que nele procuram um alojamento local gratuito. O champô seco e o antiparasitário são a combinação perfeita para a estação.
5. Não lhes dê «dias de cão»
Relaxe e deixe-os relaxar. Evite o exercício excessivo e esforços intensos. Apesar de fascinantes, subidas como a do Bom Jesus de Braga podem provocar sobreaquecimento, especialmente em animais mais velhos ou de espécies pouco adaptadas ao calor. Veja a variedade de brinquedos da Agriloja que pode dar-lhes para que se entretenham sem ficarem exaustos.
6. Cauda que abana não é leque
As ventoinhas e ares condicionados são úteis para prevenir a maioria dos perigos causados pelo calor. Mesmo com o ar ligado, não os deixe sozinhos no carro, pois rapidamente a temperatura pode tornar-se insuportável.
7. Abra um snack-bar
No verão, o freguês é como o clima: mais exigente. O recomendado é comer mais vezes, em menores quantidades, pelo que se torna fundamental ter sempre ao dispor um snack nutritivo, de preferência húmido, e vitaminas que ajudem a repor o que o calor e as brincadeiras queimam rapidamente. Frutas como melancia ou maçã (sem sementes) são ótimas para dar um reforço de hidratação. E quando for comprar um gelado, que tal trazer mais um para animais de estimação?
8. Cidades a visitar neste verão? Todas menos Praga
O verão é famoso pelas excursões. Carraças, melgas e mosquitos andam «em pulgas» para viajar a bordo do seu animal. Não pagam bilhete e, em vez de gorjeta e recomendação, deixam dermatites e zoonoses que põem o inquilino e o senhorio em risco. Assim sendo, o remédio é usar desparasitante (comprimidos, coleira ou pipeta), ter vacinas em dia, lavar e vigiar o pelo.
9. O Tó skia, mas o bicho não
Se cortar o cabelo nos ajuda a refrescar, o mesmo não se aplica aos animais. Tosquiar não ajuda, mas aparar e escovar o pelo sim, além de que o deixa muito mais giro nas fotos de família.
10. Nas férias, leve o seu melhor amigo
E o melhor amigo dele. Fora de casa, pesquise previamente por veterinários da área em que se encontra, para poder agir mais rapidamente em caso de emergência.
Lá fora ou cá dentro, se seguir estes conselhos vai formoso e vai seguro. Mas vá pela sombra!