Ectoparasitários | Com o calor chegam os parasitas
Animais de Companhia

04 Agosto 2023

Ectoparasitários | Com o calor chegam os parasitas

Ectoparasitários | Com o calor chegam os parasitas

O calor é favorável à disseminação dos parasitas externos, ou ectoparasitas. Mas que parasitas são estes? E como podemos combatê-los, protegendo animais domésticos, gado e a própria família? Hoje explicamos-lhe tudo o que há a saber sobre ectoparasitários, os seus melhores aliados.

Moscas e mosquitos, larvas, carrapatos, pulgas, piolhos e carraças contaminam a pele e as cavidades dos animais, atacando-os através da urina, das fezes, da saliva ou da pele. Prejudicam o desenvolvimento e a produção (no caso do gado), danificando a pele e provocando doenças que amiúde geram prejuízos incomportáveis. Além disto, o risco pode atingir os humanos, pois algumas das doenças que estes insetos transmitem são zoonoses. 

Para cada caso existe um tratamento mais eficaz e este, pode ser realizado de forma externa (sprays, pipetas, coleiras, cremes) ou interna (comprimidos e pastas).

Carraças: atingem mamíferos, aves e répteis, sendo perigosas para os animais e para os humanos. Portadoras de doenças graves, como a Anaplasmose, a Babesiose e a Erliquiose, são frequentemente avistadas nas orelhas dos animais. Consoante a espécie, as mordidas podem afetar rins, intestinos, fígado, baço e sistema respiratório, causando febre, diarreia, fadiga e outros sintomas facilmente identificáveis.

Ao passear os animais domésticos ou pastorear o gado, tenha em atenção que é nas ervas e nos arbustos que estes parasitas gostam de se esconder. No caso dos cães e gatos, escolha uma coleira desparasitante, ou repelente que as mantenha bem longe!

Piolhos: menos perigosos, contudo muito incomodativos, não há espécie que esteja imune a esta praga comichosa.

Mosquitos: tão incómodos quanto mortíferos, como já se viu com os casos de Leishmaniose e Dirofilariose. Não só espalham a doença rapidamente, como atingem animais e humanos com a mesma facilidade, quase sem darmos pela picada.

Pulgas: são das pragas que mais atormentam a maioria dos animais, e livrar-se delas nem sempre é tarefa fácil. Dar-lhes um bom banho, varrer ou aspirar e aplicar pipetas tópicas, spray inseticida ou comprimidos pode ajudar no combate, mas a solução mais eficaz passa por evitar que elas cheguem aos seus companheiros. Para tal, recorra às coleiras, que além de garantirem uma proteção bastante mais duradoura, são menos invasivas e tóxicas. Tenha em atenção que alguns produtos para cães, como sprays e champôs, são tóxicos para gatos.

 

Grávidas, idosos, crianças e pessoas com imunidade reduzida estão especialmente suscetíveis a estas ameaças que podem ser encontradas na relva, na horta ou até na areia. Humanos ou animais, a melhor cura é mesmo a prevenção, através da aplicação sistemática e adequada de ectoparasitários e da visita regular ao veterinário.

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.