5 dicas para começar uma horta sustentável
Agricultura

06 Fevereiro 2024

5 dicas para começar uma horta sustentável

5 dicas para começar uma horta sustentável

Quando escolhe ter uma horta sustentável, está a defender o meio ambiente e a cuidar da sua saúde. Com recurso a produtos naturais, sem químicos nem práticas nocivas, é possível obter alimentos viçosos e saborosos, preservando a longevidade das plantas e dos solos. Aplique estas sugestões e veja como é fácil mudar para melhor!


1. «Um lugar ao sol»


Escolha uma localização soalheira (pelo menos 6 horas de exposição solar), abrigada de ventos e com boa drenagem. Revolva bem o solo, para facilitar a oxigenação e enraizamento das plantas, além de eliminar ervas daninhas. Com recurso a uma motoenxada ou motocultivadora, cava em profundidade, com rapidez, eficácia e muito menos esforço.




Motoenxada 7CV + Oferta de Roçadora

 


2. Restos que a terra há-de comer


aqui falámos da compostagem, prática que lhe permite reaproveitar os resíduos orgânicos que produz, usando-os como adubo natural e, desse modo, reduzir a pegada ecológica. Este processo, sobretudo quando combinado com substratos biológicos, favorece a oxigenação e irrigação dos solos, contribuindo para a fertilidade a longo prazo e poupando-lhe despesas com fertilizantes.

 

3. «Quem anda à chuva...», rega-se.


Usar água da chuva na rega é o mais económico e natural possível. Ter depósitos ou caleiras direcionadas para a horta pode garantir rega todo o ano, sobretudo se instalar um sistema de gota a gota, mais eficiente.




Kit de rega gota a gota



4. «Vaso ruim não quebra»... e até se reutiliza!


Use vasos feitos com materiais recicláveis ou reaproveite embalagens, garrafas ou caixas de esferovite, úteis para a sementeira ou como canteiros para ervas aromáticas, por exemplo. É importante que os recipientes tenham pequenos furos na base, para escoar o excesso de água, assim como uma pequena camada drenante formada, por exemplo, com argila expandida.


VEJA A NOSSA GAMA DE VASOS E FLOREIRAS



5. (Es)Colheu o que plantou?


Antes de plantar, para evitar desperdícios e fraca produtividade, deve avaliar o clima da sua região e o tipo de solo que tem na horta. De seguida, seleciona as espécies de plantas que melhor se adaptam a eles, considerando também os seus hábitos alimentares, para não plantar o que não necessita.


Dica extra: Dê bons (subs)tratos à sua horta.

Para nutrir e fortalecer as plantas, sem recurso a produtos químicos e sintéticos, que diminuem o valor nutritivo dos alimentos, escolha substratos orgânicos/biológicos. Estes, além de não serem prejudiciais para o solo, a planta e a sua saúde, ajudam a reter a água até 30%. Mais ecológico é impossível!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.