Sugestões para começar um jardim polinizador
Jardim

06 Fevereiro 2024

Sugestões para começar um jardim polinizador

Sugestões para começar um jardim polinizador

No jardim, como na horta, a presença de polinizadores é essencial. Estes pequenos seres fazem uma gigantesca diferença: sem o seu contributo, não haveria jardins nem alimentos.


Registe as 5 dicas essenciais para fazer do seu jardim um resort de luxo para estes «convidados de honra»!


Comecemos pelo princípio: quem são os famosos polinizadores?


Abelhas, vespas, joaninhas, mariposas, borboletas, libélulas, escaravelhos, moscas-das-flores, aranhas, aves, morcegos, entre outros.



 


Que vantagens trazem às plantas?


Espalham o pólen, permitindo a produção de frutos e sementes férteis, além de devorarem pragas. Mais polinizadores por perto significa maior produtividade e melhor qualidade/saúde das plantas e, consequentemente, do seu jardim.

 

Como atrair espécies polinizadoras?


Plantas coloridas, aromáticas, ricas em néctar, são irresistíveis para polinizadores, além de embelezarem o espaço. Mas há mais formas de os manter por perto:





1. Plante flores autóctones, de floração que ocorra em estações distintas, para os alimentar todo o ano. Além de atraírem os heróis, afastam os vilões predadores.


Flores que atraem polinizadores e repelem pragas:


Calêndulas – além de atraírem abelhas, joaninhas e moscas-das-flores, são comestíveis! Plante-as junto dos morangos, framboesas, tomates e alho francês;


Cravo-de-defunto – coloridas, são ainda boas companheiras do feijão, tomate ou pimento, convidando abelhas, borboletas e libélulas para o banquete;


Capuchinhas – desenvolvem-se rápida e abundantemente. Além de repelirem fungos, são eficazes no combate às ervas daninhas. E são comestíveis!


Buganvílias, gerânios, malmequeres, glicínias ou o majestoso girassol, por exemplo, são outros exemplos de aliados.


Ervas aromáticas:

Manjericão – repele moscas brancas e mosquitos, sendo bom vizinho de tomate, beringela, feijão, pimento, alface ou beterraba. Além dele, também é muito útil plantar hortelã, salsa, funcho, alecrim, tomilho, orégãos… resumindo: ervas aromáticas são sempre bem-vindas!


2. Deixe crescer as árvores ou sebes, assim como as ervas daninhas em alguns pontos do jardim, para favorecer a nidificação destes seres, ou disponha troncos e madeiras mortas no solo. Pode ainda instalar hotéis para insetos, práticos e decorativos.


3. Água: uma bacia rasa, com algumas pedras ou cascalho no interior, ou um pequeno lago, ajudarão os polinizadores a matar a sede.






4. Não use pesticidas!


5. Reduza a iluminação exterior, usando luzes de intensidade regulável, com detetores de movimento ou temporizadores. Desse modo, não confunde os polinizadores, que escolhem a noite para se alimentar e reproduzir.


Faça do seu jardim o lar destes amigos e terá o melhor da Natureza à porta de casa: cor, aroma e muito sabor!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.