Dicas para tratar peixes de aquário de água fria e de água quente
Animais de Companhia

02 Abril 2024

Dicas para tratar peixes de aquário de água fria e de água quente

Dicas para tratar peixes de aquário de água fria e de água quente


Como Moisés, é preciso saber separar as águas. Uns na quente, outros na fria, o importante é que nenhum peixe se sinta fora dela. Para isso, encontre nestas dicas um aquário com uma qualidade digna do Nemo!


Cuidados com o aquário para peixes de água fria


1. Não tenha medo de meter água: deve ser sempre introduzida fria, e depois tratada com anticloro e condicionadores. Num sistema novo, deixe-o funcionar 15 dias antes de depositar os peixes, para poder ajustar temperatura, luz e filtração. Crie o ambiente certo para que os seus convidados se sintam como peixes na água.

2. Um aquário com nível! Não descure o pH, gH e kH (que medem a dureza da água), amoníaco, nitritos e nitratos, se não quer ter um pântano em vez de aquário… mude pelo menos 1/5 da água quinzenalmente, ajustando conforme necessário.

3. Faróis? Só no mar: a iluminação é essencial para que os peixinhos cresçam, mas não pode ser luz solar direta ou uma artificial intensa. Escolha lugares abrigados e luzes suaves, com temporizadores.

4. Alga aqui não bate certo…: ter luzes fracas e mudar a água ajuda a evitar a formação de algas, mas pode ainda incluir espécies que as comam, para o ajudar nessa tarefa.

5. Caminhar sobre as águas: gravilha ou areia são os elementos mais aconselhados para o fundo, pois estimulam o equilíbrio bacteriológico sem afetar a qualidade da água. Se optar por ter plantas, confirme que não são tóxicas nem prejudicam a mobilidade dos peixes.




Água quente não é peixe na brasa


É mais exigente que o de água fria, portanto é conveniente ter uma área ampla para facilitar a manutenção. Se quer fazer subir a temperatura no seu aquário, mas sem provocar escaldões, o termóstato (acima dos 24º C), termómetro, aquecedor e lâmpadas são essenciais, bem como o filtro.


Além dos temporizadores de luz, controle a alimentação, evitando acumular restos na água, com recurso aos alimentos próprios para peixes de água quente, ou opte pelos dissolventes, durando mais tempo e sujando menos.




Peixe mais fresco não há!


Para os peixes de água fria, as dicas mantêm-se quanto à iluminação, plantas e substrato. A diferença é que precisará de um refrigerador para manter a água entre os 15º C e os 20º C. Também a comida terá de ser adequada: alimentos congelados ou vivos, secos ou frescos, como vermes, camarões ou flocos, são excelentes para o crescimento e fortalecimento das defesas.


Lembre-se de que o bem-estar do peixe é a chave para uma vida longa, saudável e em harmonia com os vizinhos.


E eles podem ter má memória, mas se aplicar estas dicas, os seus peixes nunca se esquecerão de si!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.