Ho Ho Hoje é dia de falar de Natal! Das listas de presentes aos artigos de decoração, da escolha do pinheiro à montagem do presépio, muitos são os preparativos para a época mais especial do ano. Para torná-la ainda mais bonita, que tal uma Euphorbia Pulcherrima? Pois claro, uma Poinsétia!
A sua vida dava uma novela mexicana
Se acha que o nome não é fácil, saiba que a história de vida também dava uma novela mexicana. Natural do país dos sombreros, reza a lenda que já no século XVI seria a protagonista de importantes rituais. Porém, naquela época, o típico vermelho vivo era associado ao sangue dos sacrifícios… ligeiramente diferente da alegria natalícia dos nossos dias, portanto. Contudo, ainda hoje é usada no país-natal pelas valiosas propriedades curativas.
De Cancún a Hollywood, a rota de uma «Estrela de Natal»
O nome de estrela foi-lhe dado pelos missionários evangélicos que a usavam nas decorações natalícias, pois é justamente nessa altura do ano que ocorre a atraente floração, mas o estrelato mundial teve o patrocínio do botânico e embaixador Joel Poinsett, a quem deve o nome que conhecemos e o dia 12 de dezembro, celebrado em sua honra nos Estados Unidos!
Femme fatale… que bela vilã
Cautela: sedutora na sua combinação de delicadeza e intensidade, esta diva oculta um veneno que liberta quando se sente atacada, ou seja, partida, podada ou ingerida. Trata-se de uma seiva tóxica que, em contacto com a pele de humanos ou animais de companhia, pode causar irritações, inflamações ou perturbações oculares. Por isso: cuidado consigo e com eles!
Famosa, mas recatada
A nossa estrela gosta de dar nas vistas e posar à janela, tomando banhos de luz para se manter fresca e fofa, mas sem demasiada exposição solar, pois este vermelho quer-se ao natural, não escaldado... quando o sol é muito, ela não gera flores e põe logo um sorriso amarelo. Perdão, as folhas!
Também detesta correntes de ar e calores intensos, pelo que, embora haja espécies aptas para exterior, é no conforto da mansão que ela gosta de estar, entre os 12 e os 22 graus.
Estrela sem tiques de vedeta
Não é preciso muito para a Poinsétia ser magnífica no seu papel: água moderada, sobretudo no tempo quente e na floração, adubo a cada 10 dias (primavera e outono), para fazer aquele lift antirrugas indispensável, e solo bem drenado, que ela detesta ter os pés encharcados.
Para que tenha uma longa carreira, pode 2 terços dos ramos à chegada da primavera.
Uma atriz multifacetada
Ficou famosa pelo vermelho, mas encanta em mais de cem variedades, vestindo-se de rosa, amarelo, roxo ou branco, com colorações de folhas e flores maravilhosas.
Nesta quadra, não fique Sozinho em Casa: deixe entrar a Estrela e tenha um Feliz Natal!







