Pare de andar «à pesca»; neste artigo, dizemos-lhe tudo o que há a saber para cuidar do aquário e passar o inverno «sem espinhas».
O peixe quer-se bem temperado
Sejam peixes de água fria ou quente, manter a temperatura certa é vital. Como vimos no artigo sobre Dicas para tratar peixes de aquário de água fria e de água quente, o ideal para peixes tropicais ronda os 24 a 26 graus Celsius. No entanto, o arrefecimento do ar e da casa pode afetar o aquário. Para preveni-lo, o uso de aquecedores e termóstatos de tamanho adequado ao aquário, com a temperatura ajustada às espécies que possui, é uma garantia de tranquilidade para si e conforto para eles. Se precisar de trocar a água, certifique-se de que a nova está na temperatura certa, para evitar choques térmicos.
Não vá na corrente de ar
Mantenha o aquário longe de correntes de ar e mudanças frequentes de temperatura, para não esforçar o aquecedor.
Peixe que é fixe só tira fotos com filtro
Até o peixe que não fica «preso» nas redes sabe que um bom filtro é indispensável. Pelo menos para que a água seja cristalina. Para não ficar com a vista (e a água) turva, verifique regularmente o funcionamento, limpe os filtros com a frequência recomendada pelo fabricante, ou sempre que note uma diminuição do caudal, e aponte a saída de maneira que à tona haja uma ligeira ondulação. Assim, facilita a troca de gases e previne o aparecimento de algas.
Se não quer ter «água pelas barbas», siga esta ideia iluminada
A luz é tão importante para os peixes como para as plantas que vivem no aquário. Porém, ter luzes intensas ou sempre ligadas é contraproducente, pois confunde os ciclos diários e perturba a fotossíntese. Para um controlo eficaz, há luzes reguláveis e temporizadores que permitem criar o ambiente perfeito para as espécies que acolhe. Por outro lado, expor os peixes à luz solar direta para os aquecer não é uma ideia «brilhante», visto que tem efeitos negativos no bem-estar destes e não garante uma temperatura estável.
Cumprir estes cuidados essenciais evita o stress, muitas vezes causador de doenças. Caso observe alguma mudança na pigmentação ou comportamento, consulte o veterinário e administre a medicação indicada. Para reforço do sistema imunitário, é aconselhável manter uma dieta nutritiva ao longo de todo o ano.