Cortar e armazenar lenha: truques para poupar espaço e conservar melhor
Casa

17 Outubro 2025

Cortar e armazenar lenha: truques para poupar espaço e conservar melhor

Cortar e armazenar lenha: truques para poupar espaço e conservar melhor


Não mande mais farpas. Cortar e arrumar a lenha pode ser tarefa mais simples e menos cansativa do que pensa. Para não se sentir um cepo, siga estes truques!


Antes de começar, escolha um local seguro, sem obstáculos em redor nem piso escorregadio. Não deixe que outras pessoas ou animais se aproximem durante a tarefa e pare aos primeiros sinais de cansaço, para evitar acidentes por distração.





Cortar


1. Cortar na cavaca: Não dê cavaco a quem diz que é tarefa para profissionais. Escolha um bom machado, uma moto ou eletrosserra bem afiadas e o equipamento de proteção individual adequado (óculos, luvas e botas), e já terá tudo o que faz falta para cortar a direito.


2. Exercite bem o tronco: Para uma posição de corte mais ergonómica e proteção das lâminas do contacto direto com o chão, coloque um tronco robusto e liso como base ou, caso corte ramos compridos, um cavalete. Poupa as lâminas e as costas!


3. Faça pontaria... e vá lenha! Aponte primeiro para onde quer cortar, fazendo uma marca ligeira. Evite os nós da lenha e, se houver rachas, comece por aí. Posicione-se de frente para o toro, de joelhos ligeiramente fletidos e, com machado ou marreta, posicione uma mão na extremidade do cabo e outra a meio. Ao erguer acima da cabeça, junte as mãos na extremidade e deixe que o peso e a gravidade façam o trabalho por si.


4. Não tenha vergonha de pedir uma cunha: nos toros mais duros, pode aproveitar as rachas para meter uma cunha e fazer uso da marreta.


5. Ah, toro lindo! Procure cortar os toros com a mesma medida, de forma que caibam na lareira, fogão ou salamandra. Se ficarem com um tamanho semelhante, facilitam a arrumação.



Armazenar


1. Apanhar uma seca nem sempre é mau: Lenha húmida gera mais fumo, menos calor, e acumula creosoto na chaminé. Deixe secar antes de cortar e armazenar num local arejado, mas pouco exposto a chuva, vento e sol.


2. Antes pilha de lenha, que pilha de nervos! Para que não desabe e não acumule humidade e maus odores da podridão, empilhe por camadas, deixando os pedaços mais pesados em baixo e pequenos espaços entre toros, para arejamento.


3. Vai ter resmas, paletes de lenhas atrás de si: Não deposite diretamente no chão, pois absorve humidade, apodrece e deixa marcas. Com recurso a paletes ou suportes próprios, a lenha seca melhor e dura mais tempo.





As lareiras modernas acomodam a lenha com elegância, mas também para o exterior existem suportes práticos, mesmo para espaços reduzidos. Se não tiver um telheiro, cubra-a com lonas ou tecidos respiráveis, deixando as laterais abertas para ventilar.


Fora ou dentro, vai arranjar sempre lenha para se queimar!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.