Não é com banhos gelados que se mantém o peixe fresco. Se não pesca nada do assunto, mas não quer levar uma solha dos seus peixinhos, não se arme em carapau de corrida e preste atenção a estes cuidados indispensáveis, de que nem a Dory se pode esquecer, se não quer ficar em águas de bacalhau.
A temperatura ideal de um aquário ronda os 24 ºC para peixes tropicais, mas deve informar-se sempre sobre a temperatura indicada para cada espécie. Os peixes não toleram mudanças bruscas de temperatura, portanto, se vêm à superfície respirar é porque a água aqueceu e perdeu oxigénio, o que pode ser fatal.
Peixe na brasa? Não, obrigado
1. Verifique a temperatura e o pH regularmente, instalando termómetro e medidor no aquário e examinando os peixes frequentemente.

2. Proteja o aquário da exposição solar direta e mantenha a divisão arejada. Caso não seja possível ventilar a área, pondere mudar o aquário de lugar durante os meses mais quentes.
Não os deixe como sardinha em lata
3. Remova a tampa, para libertar o calor emitido pelas lâmpadas: para evitar o stress dos peixinhos durante as férias, ou mesmo quando está em casa, pode utilizar um temporizador para as luzes, de modo que se apaguem à noite, respeitando o ciclo noturno.
4. Ares condicionados/refrigeradores para aquários: ajudam a regular a temperatura.
5. Não desligue o aquecedor. Isso não fará baixar a temperatura e pode trazer complicações ainda maiores.
Peixes de água doce, salgada... e oxigenada
6. Um oxigenador/bomba de ar contribui para regular a temperatura e os níveis de oxigénio. Deve fixá-lo a meia altura, para que não fique nem demasiado à superfície nem no fundo, e afastado de filtros, para que não interfira no fluxo da água. Pode camuflá-lo com plantas, rochas ou outras decorações aquáticas.
Peixinhos na horta
7. As plantas aquáticas contribuem para a natural oxigenação do aquário. São uma lufada de ar fresco para os peixes e para a estética do seu aquário, além de camuflarem os aparelhos eletrónicos.
Rotinas que são pescadinhas de rabo na boca
8. Limpe regularmente o aquário. A água suja tem menos oxigénio, além de aumentar o desconforto dos peixinhos.
9. Regule a alimentação: uma forma de ajudar a manter o aquário (e a água) limpo é dosear a alimentação com um dispensador de comida automático. Desta forma, mesmo que se ausente por um curto período de férias, tem asseguradas a alimentação e refrigeração do aquário, até porque existem pastilhas gelificadas e outros alimentos em bloco que se dissolvem lentamente.
Alimentador Automático NUTRAFIN
10. Se vai de férias, é conveniente pedir a alguém da sua confiança que visite regularmente os peixinhos e confirme que só se passa nada. Nada para aqui, nada para ali…
Agora que sabe que cuidados precisa de ter, não fique escalado: partilhe-os com os seus amigos e não os deixe a arrotar postas de pescada!







