A vitivinicultura é uma arte que requer dedicação e conhecimento. Neste artigo, vamos desvendar os principais truques para engarrafar o seu «néctar dos deuses».
1. Um «engarrafamento» em que dá gosto estar
Antes de mais, certifique-se de que o espaço está limpo, com temperatura amena (perto dos 20ºC) e que a linha de engarrafamento está higienizada, sem fungos ou insetos, como traças do vinho.
2. Transformar a água em vinho
Não é milagre, é ciência. Enxaguar as garrafas é fundamental para remover fungos, insetos e odores que possam comprometer a qualidade do vinho. Todas as garrafas devem ser lavadas e secas perto do momento do engarrafamento, recorrendo a um enxaguamento, para que o processo seja mais eficiente.
3. «Branco ou Tinto? Cheio!
O enchimento deve ser regulado com um enchedor de nível constante. Calcula-se tendo em conta o comprimento da rolha, o nível de enchimento legal, o vácuo e a temperatura.
Recomenda-se um mínimo de 15mm entre a extremidade da rolha e o líquido, pois este espaço livre permite a expansão do vinho e evita uma pressão excessiva.
4. «Bom vinho não precisa de rolha». Será?
Claro que precisa! Rolha de cortiça, sintética ou técnica (mista), além das modernas cápsulas roscadas. A de cortiça é a mais comum e tem excelente qualidade, porém, o «gosto a rolha» tem feito aumentar o uso das técnicas e das cápsulas, que também se revelam ótimas escolhas para facilitar o processo de abertura.
5. Comprima com moderação
As rolhas de cortiça nunca devem ser comprimidas mais do que 33% do seu diâmetro. A compressão recomendada para rolhas com 24mm é de 16,5mm, para assegurar uma inserção suave numa garrafa com gargalo interior de 18,5mm. Mais do que isso poderá comprometer a elasticidade e a vedação.
Para a maioria das garrafas, a rolha deve ficar entre 0,5 e 1mm do gargalo. Colocá-la demasiado para dentro pode provocar um aumento da pressão interna da garrafa (se não for utilizado o engarrafamento por vácuo ou CO2) e criar espaço entre a rolha e a cápsula aplicada no topo da garrafa.
6. Cumpra a Lei... da rolha
A cortiça recupera 90% da força de compressão passados dez minutos, pelo que, após o engarrafamento, o vinho deve permanecer tapado durante uma hora. Já que esperou tantos meses por este momento, o que é mais uma hora?
Acredita-se que a melhor altura é na lua cheia. Se já tem a linha de montagem preparada, basta esperar pelo luar certo para pôr nas garrafas a mais agradável das mensagens.
Depois é juntar amigos e família, servir e… «saúde»!