Já tínhamos partilhado consigo 15 conselhos para poupar água no jardim, mas a sustentabilidade vai muito além da poupança de recursos hídricos. Para ter um jardim realmente «verde», tome nota destas sugestões.
1. Mesmo em casa, ande sempre bem composto
Os benefícios da compostagem são imensos, e com um composto adequado pode reaproveitar quase todos os resíduos orgânicos que produz. Destes, alguns podem ser misturados na terra sem compostagem, como as cascas de ovo (trituradas), as de laranja e banana (cortadas) e as borras de café, excelente fonte de azoto que pode adicionar às plantas à porção de uma colher por mês.
2. O que é nacional, é bom
A utilização de plantas autóctones é um contributo para a sustentabilidade e preservação de espécies típicas. Poupe na rega, nos fertilizantes e nos químicos e proteja o ambiente, plantando loureiros, oliveiras, pinheiros, alfarrobeiras, amendoeiras, azinheiras, medronheiros, alecrim, tomilho, alfazema, jasmim, tagetes, retamas, murtas, urzes, rosmaninho ou hortelã, para ter um jardim fresco, colorido e perfumado.
3. Ouve zumbidos? São os novos hóspedes
Ao criar habitats para polinizadores, como um hotel para insetos, comedouros e bebedouros, promove o equilíbrio do ecossistema e a manutenção sustentável do jardim. Pássaros, abelhas e vespas, joaninhas e escaravelhos, moscas das flores e borboletas, são clientes VIP que deve acolher e estimar no seu resort. Para atraí-los, tem: calêndula, camomila, borago, girassol, manjericão, coentro, lavanda, mirra, tomilho, entre outros.
4. Sustente-se com o sustentável
Troque o plástico por vasos de barro, ferro ou madeira. Reaproveite paletes, panelas, frascos, pneus e outros materiais para criar algo original no jardim. Mesmo a argila expandida, a casca de pinheiro, os restos das plantas mortas, praticamente tudo pode ser reutilizado ou reaproveitado. Mãos à sobra!
5. Não tenha medo do escuro
A escuridão é indispensável para manter alguns polinizadores e amigos do jardim por perto, além de contribuir para o cumprimento dos ciclos das plantas. A iluminação exterior deve ser moderada, de baixa intensidade e temporizada.
6. Deixe os relvados para os craques
A relva consome imensa água e requer manutenção frequente. A alternativa sintética é bonita e dá menos trabalho, todavia, ideal mesmo será apostar na diversidade de plantas, para ter um jardim cheio de vida.
7. Um amor para a vida toda
Ao selecionar plantas perenes em vez de sazonais, estará a investir no futuro do seu espaço, tendo a satisfação de vê-las crescer e acompanhar os momentos marcantes da família. Flores ou árvores, a escolha é variada e vai certamente encontrar a que fica perfeita em cada lugar.
Num jardim sustentável, todos têm lugar: pessoas, plantas e animais. Onde fica o seu? Na cama de rede, a desfrutar!