Sabemos como é frustrante ver as plantas murcharem de um dia para o outro. Por isso, reunimos 7 truques simples para mantê-las saudáveis e bonitas.
1. Beber com moderação
Frequentemente o problema é tão simples quanto isto: água a mais ou a menos. O excesso promove o aparecimento de fungos, apodrecimento das raízes e má oxigenação da planta, assim como a falta de rega potencia a seca. Se as folhas amarelecem e a terra está sempre encharcada, feche a torneira. Afinal, é um gesto que protege a planta, o planeta e o bolso. Verifique regularmente se a terra está húmida à superfície e a um dedo de profundidade, ajustando a rega conforme necessário e de acordo com a exposição solar e o tipo de planta.
2. Mudar a dieta
Com o tempo, o solo perde os micro e macronutrientes necessários. Mais do que adubar regularmente (4 vezes por ano para espécies floridas e 3 para as de folhagem), convém variar a ementa: se nota que a planta está enfraquecida e não desenvolve, experimente mudar de fertilizante e aposte no melhor dos suplementos, a compostagem. Além dela, alimentos como cascas de ovo e fruta ou borras de café são aditivos naturais formidáveis (e gratuitos!).
3. Bronzear a planta? Só se for a dos pés
Plantas, animais ou humanos, a verdade é universal: sol em demasia é prejudicial. Nem todas as espécies suportam a exposição solar direta, pelo que deve informar-se acerca das especificidades de cada uma e procurar lugares que recebam luz indireta, evitando as horas mais quentes.
4. Comprar uma casa maior
Para as plantas, claro! Conhece a sensação de andar com sapatos apertados? Pois é, crescer num vaso pequeno é muito parecido. A cada dois anos, conforme a espécie, pode ser benéfico fazer o transvase para um recipiente com diâmetro cerca de 3 centímetros maior. Ao tratar das mudanças, aproveite para levar a planta à esteticista: apare as raízes mortas ou em excesso e «massaje» a terra, para que fique solta e arejada.
5. Fazer um estufado de plantas
O clima aí em casa pode não ser o preferido das suas plantas… logo, nada melhor que criar ambiente para que elas descontraiam. Não tem de cozinhar nem lhes engomar as folhas. Se o problema for falta de calor ou humidade, a solução pode ser uma estufa, havendo formatos muito práticos e adaptáveis. Caso não seja possível, experimente pôr um saco de plástico aberto sobre a planta durante alguns dias, para produzir efeito semelhante.
6. Não receber visitas
Pulgões, formigas, cochonilhas, lesmas ou caracóis são visitas que não quer receber. Se as plantas têm manchas, buracos nas folhas ou outros sinais, é sinal de que estão a albergar hóspedes que não convidados. Além das medidas anteriores preventivas, aplique um insecticida biológico para dar ordem de despejo aos maus inquilinos.
Insecticida Tripla Ação BIOFLOWER
6. Suporte Básico devido
Elimine folhas e caules secos. Procure manter a temperatura entre 18 e 24 graus, e a humidade perto dos 80%. Se no inverno recorrer ao aquecimento, lembre-se de que perante ar mais seco e quente será preciso borrifar as folhas e aproximar as plantas, para que partilhem a humidade.
Plantas em apuros, nada temam! De hoje em diante, há em vossas casas um vigilante «de plantão».